logo-mono-negativo-horizontal

A importância do naming e do branding para consolidar a sua marca

Primeiro, precisamos entender o que significam esses conceitos: naming e branding. O naming é o nome da sua marca, produto ou empresa. É aquele nome que será associado a um logotipo, cores, slogans e fará todo mundo lembrar de você. Já o branding é a comunicação da sua marca com o seu público e o reflexo de tudo aquilo que você é como artista, de acordo com a sua missão, seus valores, seus princípios e o que você quer deixar como legado da sua arte para o mundo.

Segundo, é preciso compreender que algumas etapas são necessárias durante o processo da escolha do nome e da melhor estratégia de branding e que a coisa não é tão simples quanto parece. O nome da sua marca será associado a ela durante muito tempo, seja qual for a circunstância. Portanto, é bom evitar nomes muito parecidos com a concorrência, sempre verificar se o nome não está sendo usado por outra empresa e escolher algo sonoro e que corresponde ao que você faz.

Ao comprar a rede de fast-food McDonald’s em 1955, o empresário Ray Kroc fez os irmãos McDonald assinarem um termo se comprometendo a nunca mais usarem o seu sobrenome como nome de uma lanchonete, nem nenhum nome parecido que levasse as pessoas a lembrarem da rede McDonald’s. Quando questionado sobre por que ele simplesmente não escolheu outro nome, ele disse que nenhum nome seria tão sonoro e teria tanto poder quanto McDonald’s.

Alguns nomes de marcas criam tanto poder no mercado que acabam virando referência em suas áreas, como a Gillette, o Band-Aid e até o Google. Quem nunca ouviu “dá um Google e descobre”? Quando a sua marca vira referência em algum produto ou serviço, o nome é automaticamente vinculado a isso, portanto é importante que ele reflita a identidade da sua marca e o que ela representa. E é aí que entra o branding.

O primeiro passo para estruturar a estratégia perfeita para emplacar o sucesso da sua marca é pensar nos seus valores e missão. Qual é o objetivo da sua empresa ou produto? Por que você começou tudo isso? Qual é a mensagem que você quer passar? Por exemplo, uma empresa de produtos de beleza sustentáveis, focada na reutilização de embalagens e incentivo ao consumo consciente deve refletir isso em sua estratégia de marketing e deixar claro para os seus clientes o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e bem-estar do planeta.

Um fator importantíssimo no branding é a autenticidade. Seja você mesmo e mostre isso para o mundo. Crie uma linha de confiança na sua arte e nunca tente fingir que você acredita em algo que não acredita de verdade só para seguir uma “modinha” ou tendência. Nada destrói mais a imagem de uma marca do que valores falsos.

Por fim, mas não menos importante, seja original. É meio difícil pensarmos em originalidade em um mundo tão conectado onde tudo é visto em tempo real o tempo todo, mas não se esqueça de que você é único e, mesmo que existam outros artistas que trabalhem na mesma linha que a sua, ninguém faz o que você faz exatamente como você. Explore os seus pontos únicos, os seus diferenciais, e encontre aquele público que vai se identificar exatamente com eles.

Gostou? Compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp

Posts Recentes

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp
Rolar para cima