
Economia Circular: Um Caminho Sustentável para a Sociedade e para a Indústria
Economia Circular: Um Caminho Sustentável para a Sociedade e para a Indústria Quer 2h de cortesia? Preencha nossa pesquisa! Agosto é marcado pela campanha Agosto
Primeiro, precisamos entender o que significam esses conceitos: naming e branding. O naming é o nome da sua marca, produto ou empresa. É aquele nome que será associado a um logotipo, cores, slogans e fará todo mundo lembrar de você. Já o branding é a comunicação da sua marca com o seu público e o reflexo de tudo aquilo que você é como artista, de acordo com a sua missão, seus valores, seus princípios e o que você quer deixar como legado da sua arte para o mundo.
Segundo, é preciso compreender que algumas etapas são necessárias durante o processo da escolha do nome e da melhor estratégia de branding e que a coisa não é tão simples quanto parece. O nome da sua marca será associado a ela durante muito tempo, seja qual for a circunstância. Portanto, é bom evitar nomes muito parecidos com a concorrência, sempre verificar se o nome não está sendo usado por outra empresa e escolher algo sonoro e que corresponde ao que você faz.
Ao comprar a rede de fast-food McDonald’s em 1955, o empresário Ray Kroc fez os irmãos McDonald assinarem um termo se comprometendo a nunca mais usarem o seu sobrenome como nome de uma lanchonete, nem nenhum nome parecido que levasse as pessoas a lembrarem da rede McDonald’s. Quando questionado sobre por que ele simplesmente não escolheu outro nome, ele disse que nenhum nome seria tão sonoro e teria tanto poder quanto McDonald’s.
Alguns nomes de marcas criam tanto poder no mercado que acabam virando referência em suas áreas, como a Gillette, o Band-Aid e até o Google. Quem nunca ouviu “dá um Google e descobre”? Quando a sua marca vira referência em algum produto ou serviço, o nome é automaticamente vinculado a isso, portanto é importante que ele reflita a identidade da sua marca e o que ela representa. E é aí que entra o branding.
O primeiro passo para estruturar a estratégia perfeita para emplacar o sucesso da sua marca é pensar nos seus valores e missão. Qual é o objetivo da sua empresa ou produto? Por que você começou tudo isso? Qual é a mensagem que você quer passar? Por exemplo, uma empresa de produtos de beleza sustentáveis, focada na reutilização de embalagens e incentivo ao consumo consciente deve refletir isso em sua estratégia de marketing e deixar claro para os seus clientes o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e bem-estar do planeta.
Um fator importantíssimo no branding é a autenticidade. Seja você mesmo e mostre isso para o mundo. Crie uma linha de confiança na sua arte e nunca tente fingir que você acredita em algo que não acredita de verdade só para seguir uma “modinha” ou tendência. Nada destrói mais a imagem de uma marca do que valores falsos.
Por fim, mas não menos importante, seja original. É meio difícil pensarmos em originalidade em um mundo tão conectado onde tudo é visto em tempo real o tempo todo, mas não se esqueça de que você é único e, mesmo que existam outros artistas que trabalhem na mesma linha que a sua, ninguém faz o que você faz exatamente como você. Explore os seus pontos únicos, os seus diferenciais, e encontre aquele público que vai se identificar exatamente com eles.
Economia Circular: Um Caminho Sustentável para a Sociedade e para a Indústria Quer 2h de cortesia? Preencha nossa pesquisa! Agosto é marcado pela campanha Agosto
Setembro Amarelo e os Caminhos para Prevenção do Suicídio Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, uma causa de saúde pública
Agosto Lilás: Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher Quer 2h de cortesia? Preencha nossa pesquisa! Agosto é marcado pela campanha Agosto
Destinado a profissionais que buscam um espaço de trabalho diferenciado, proporcionando o compartilhamento de valores, sinergia de ideias e networking.