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O futuro da beleza e da saúde por meio da economia compartilhada

Diversidade é a palavra de ordem do mundo globalizado. A divisão de espaço, ideias e conhecimento reforça a importância do compartilhamento. A chamada economia compartilhada, que já se destacava como tendência antes da crise do coronavírus, vem apresentando bom desempenho financeiro: segundo dados do SEBRAE, gerará US $335 bilhões para o mundo até 2025.

Mas e a ideia de uma economia compartilhada em um mundo pós-COVID-19? Como compartilhar espaços de trabalho e conviver novamente com um mundo em isolamento social? É difícil prever o futuro, especialmente agora. Muitos pesquisadores, estudiosos de tendências e futuristas enfatizaram que é impossível fazer boas previsões com tanta incerteza. Estruturada de acordo com as novas tendências de consumo, a economia compartilhada prega o reaproveitamento de bens e o compartilhamento de serviços. O seu objetivo é estimular a geração de novas fontes de renda e aumentar a vida útil de materiais em desuso.

“O grande tema da vez são os ciclos femininos. Começamos a falar do pico do iceberg, que em grande escala é o potencial do mercado de bem-estar feminino. Isso inclui menstruação, fertilidade, menopausa, perimenopausa e bem-estar sexual. A gente começa a entender que a medicina e, consequentemente, o mercado tecnológico de beleza feminino não tinha uma grande produção para questões femininas, porque até então não eram feitas por elas”, introduz a pesquisadora de tendências Iza Dezon, da consultoria estratégica Dezon.

Por isso, de acordo com o Sebrae, em 2023 novas tendências de beleza e saúde vão surgir, porque o mercado tem estudado mais o perfil dos consumidores, que estão mais exigentes e bem-informados e buscam por produtos e profissionais especializados. 

Tiktok como canal da beleza, saúde e bem-estar

Com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais, o TikTok tornou-se um grande canal.  Naturalmente, fazendo sucesso entre o público mais jovem e os profissionais de saúde, beleza e bem-estar. Em qualquer um dos casos vale a pena sempre investigar e confirmar ou corrigir as informações dos vídeos, para isto o importante é confiar nos profissionais especializados e com formação adequada como dermatologistas e membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

A trend #skinbarrierrepair, que conta com mais de 150 milhões de visualizações em vídeos que reforçam o reparo da barreira da pele, virou discussão mundial e provou a importância dos cuidados com a pele, por exemplo. Vídeos com tatuadores mostrando suas rotinas e como é feita a higienização dos seus espaços de trabalho, mesmo compartilhados também são uma grande “febre” de visualizações no app.

Sustentabilidade

O aumento crescente do interesse pela sustentabilidade, faz com que temas como mudanças climáticas e na sustentabilidade estejam cada vez mais atuais.  O relatório de tendências para 2022 do Instagram, já apontava que 1 em cada 3 jovens estão interessados em comprar mais produtos sustentáveis, limpos (clean beauty) e naturais e sustentáveis, assim ganha espaço a tendência do skinimalismo e os cosméticos baseados em plantas, as maquiagens veganas, os desodorantes sem alumínio, e os ingredientes e ativos menos agressivos e tóxicos. 

O movimento clean beauty é um movimento decorrente da maior preocupação dos consumidores com a composição dos cosméticos e em como os resíduos gerados pelos trabalhos em que contratam são tratados na natureza.

Profissionais especialistas

Embora a tendência de tratamentos de beleza DIY (Do It Yourself) tenha tido seu auge, o consumidor mais inteligente e informado sabe que os maiores resultados são obtidos com a recomendação e suporte dos profissionais especializados, sejam eles médicos, profissionais da beleza com diferenciais em formação e até mesmo, tatuadores que buscam se diferenciar de outros do mercado.

Fontes:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conteudos/posts/tendencias-para-beleza-e-saude-em-2023,07fbb525f7ca5810VgnVCM1000001b00320aRCRD

https://spadebeaute.com.br/blog/o-que-e-coworking-de-beleza-e-saude/

https://negociossc.com.br/blog/7-tendencias-mundiais-do-mercado-de-beleza-para-2023

https://online.pucrs.br/blog/economia-compartilhada

https://www.terra.com.br/noticias/dino/economia-compartilhada-qual-e-o-seu-futuro-no-mundo-pos-covid-19,92f6a9f21e09c85537b4c5d1b2690ad2ty5y14v3.html

https://glamour.globo.com/beleza/corpo/noticia/2023/01/maiores-tendencias-de-bem-estar-e-autocuidado-2023.ghtml

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