logo-mono-negativo-horizontal

Mercado das noivas é terra fértil para profissionais da beleza que querem empreender

O tão sonhado dia de dizer SIM para a pessoa amada movimenta milhões de reais todos os anos e se mostrou um mercado promissor para quem deseja empreender. Em média, os noivos chegam a contratar 40 serviços diferentes, entre decoração, alimentação e beleza. Porém, engana-se quem pensa que esse é um mercado de lucro fácil: a concorrência é grande e o nível de exigência de qualidade está cada vez maior. Ainda mais agora com a retomada dos eventos presenciais, onde o empreendedorismo se mostrou a grande solução para quem busca se recuperar depois da crise ou está a procura de uma nova fonte de renda.

Embora os clientes continuem demandando serviços que preservam os ritos sagrados para o momento da consagração da união e para confraternizar com família e amigos, eles estão cada vez mais abertos ao criativo e inusitado. Há sempre novas tendências e os profissionais que não acompanham tais mudanças são facilmente substituídos.

Especialização

Além de saber fazer uma maquiagem e um penteado de excelência, o profissional que trabalha no mercado de casamentos precisa de algumas habilidades a mais, como saber lidar com uma noiva estressada e possivelmente ansiosa com o grande dia. Maquiadores e cabeleireiros de noivas precisam estar atentos ao horário do casamento, temática, decoração, tipo de vestido, estilo de fotografia e tudo o mais que pode influenciar na hora de escolher o tipo de penteado e a paleta de cores perfeita.

Não basta somente gostar da área, cursos profissionalizantes são fundamentais. Busque também por produtos de primeira linha, pois uma boa maquiagem de noiva é aquela que se mantém plena até a noite de núpcias.

Cuidado com o estresse

Trabalhar com noivas exige equilíbrio, segurança e tranquilidade emocional. Neste dia, a noiva está ansiosa e tensa, e quem passará o dia diretamente com ela são os beauty artists e fotógrafos. É necessário que o profissional seja gentil, alegre e tranquilo para passar uma atmosfera positiva e acolhedora para a noiva e familiares. Isso inclui ainda estar preparado para todo e qualquer contratempo que possa ocorrer.

Conheça sua cliente

O dia do casamento é o dia dos sonhos de uma noiva e é esperado que tudo saia perfeito. Claro que imprevistos acontecem, mas se prepare para eles. Faça uma assessoria de estilo e conheça as expectativas da noiva para garantir que vocês estão na mesma sintonia desde o primeiro contato. É imprescindível que a cliente se sinta única e especial e isso deve acontecer desde o início, afinal, o trabalho personalizado começa desde o atendimento. Conheça detalhes do casamento para ter certeza que a noiva se encaixará perfeitamente no cenário de conto de fadas que ela criou. Faça também uma lista de possíveis contratempos que possam ocorrer durante o percurso e já planeje as soluções. Todo trabalho é único, especial e sério, mas trabalhar com casamentos é trabalhar com os sonhos das pessoas que possivelmente só se realizarão uma vez.

Invista em networking e divulgação

Redes sociais para profissionais da beleza é currículo. E, como um bom currículo te coloca em vagas melhores, um feed bem pensado, bonito e com foco alavanca sua carreira e agenda. Esteja sempre produzindo conteúdos diferentes para divulgar seu trabalho no feed e no story do Instagram, por exemplo. 

Produza boas fotos, invista em um bom celular, faça amizade com fotógrafos, produza ensaios exclusivos com modelos e só divulgue as fotos com autorização da noiva. A boa e velha propaganda boca a boca também nunca sai de moda: participe de feiras do ramo, workshops e mantenha contato com outros profissionais da área.

Um lugar muito bom para fazer contatos é em espaços de coworking, como o UniArt Studio Coworking, onde artistas de várias áreas de atuação trabalham com o seu espaço, mas visando um ambiente de cooperação e networking. Nosso espaço inspira arte, e os artistas contam com total liberdade para criar e colaborar entre si. 

Por fim, não economize em cartões de visita, eles são essenciais em todos os lugares que você for, porém, não se apegue tanto ao tradicional: a nova tendência é o uso de QRCode para digitalizar as suas criações e tornar os seus cartões muito mais atrativos e modernos, coisa que um cartão comum não é capaz de mostrar. 

Gostou? Compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp

Posts Recentes

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp
Rolar para cima