Setembro Amarelo e os Caminhos para Prevenção do Suicídio
Setembro Amarelo e os Caminhos para Prevenção do Suicídio Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, uma causa de saúde pública
O Carnaval é uma festa anual que ocorre antes da Quaresma, geralmente em fevereiro ou março. A palavra “carnaval” deriva do italiano e significa “tolice” e era uma festa popular em várias culturas ao redor do mundo apesar de, hoje, ser comemorado majoritariamente no Brasil e alguns outros países da América Latina. O Brasil é considerado o “país do Carnaval”.
O Carnaval de rua está associado ao folclore brasileiro, sendo uma das principais atrações da nossa cultura. Ele é celebrado geralmente em praças e ruas, com música ao vivo, danças, fantasias coloridas e outras atividades de lazer. As escolas de samba são as mais famosas por suas fantasias extravagantes, coreografias complexas e música contagiante. Essas escolas desfilam pelas ruas durante o Carnaval, geralmente acompanhadas por centenas de foliões.
História do Carnaval
O Carnaval é uma das comemorações mais antigas do mundo e existe há mais de 2.000 anos. Sua história ainda é um pouco contraditória, mas tudo indica que sua origem se deu em Atenas, na Grécia Antiga, como uma celebração pagã para honrar o deus Dionísio (Baco, para os romanos). Esses elementos antigos foram herdados de celebrações de diferentes povos, destacando-se os mesopotâmicos, gregos e romanos. A ideia que marcava o Carnaval medieval era a do “mundo de cabeça para baixo”, isto é, um mundo no qual a ordem das coisas foi invertida temporariamente, sendo essa característica encontrada em uma festa mesopotâmica, promovendo bebedeira e os “prazeres carnais”.
O carnaval foi trazido para o Brasil pelos imigrantes portugueses. Historiadores afirmam que a celebração foi instituída no país entre os séculos 16 e 17, sendo o entrudo o primeiro costume. O jogo foi criado originalmente no Rio de Janeiro e jogado alguns dias antes do início da Quaresma – ele incorcorpora o ar de escárnio público do Carnaval, e era um jogo muito comum até meados do século XIX. Sua manifestação mais tradicional é conhecida como “molhadelas”, em que as pessoas jogam líquidos mal cheirosos umas nas outras. Alguns dos itens usados são água suja, lama e urina. No entrudo, a água aromatizada também era usada pelas classes altas e baixas. Além disso, o Carnaval era considerado um momento de paquera.
Com o tempo, esse costume foi incorporado mais pela elite e substituído pelo costume carnavalesco que prevalecia entre os aristocratas europeus no século 18, daí o nascimento dos bailes de máscaras no Brasil. Os bailes popularizaram-se a partir do século 19, e foram levados às ruas com a fundação da Sociedade Carnavalesca. Assim, o hábito de se fantasiar durante o carnaval surgiu.
Desfiles e blocos
Essas sociedades carnavalescas também passaram a desfilar em público. Desde o início do século 20, a participação no festival contribuiu para a consolidação de ritmos, incorporando influências culturais africanas na capital, o Rio de Janeiro. Assim, na década de 1930, o samba e os desfiles das escolas de samba se tornaram os elementos básicos do nosso carnaval. O sucesso da escola de samba levou à construção e inauguração do Sambódromo em 1984, onde acontecem até os dias de hoje os desfiles da cidade do Rio de Janeiro.
Já na cidade de São Paulo, o Carnaval é celebrado de duas formas: no Sambódromo com o Desfile das Escolas de Samba e na rua, com os blocos de carnaval. Dois sábados antes da data oficial já ocorrem desfiles de alguns blocos “Pré-Carnaval” e a folia se prolonga nas ruas até o domingo seguinte à terça-feira de Carnaval, no “Pós-Carnaval”. Cada bloco tem sua característica peculiar: alguns mais tradicionais com marchinhas e grandes sucessos do axé, e outros que democratizam a festa e passam pelas ruas ao som do funk, sertanejo e até do rock. Já no Sambódromo, os desfiles começam pra valer na última sexta-feira antes da data oficial. É movido pelo samba-enredo e é acompanhado por muita tradição, ritmo, beleza e espírito competitivo, pois há um concurso para eleger sempre a melhor escola do ano.
Setembro Amarelo e os Caminhos para Prevenção do Suicídio Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, uma causa de saúde pública
Agosto Lilás: Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher Quer 2h de cortesia? Preencha nossa pesquisa! Agosto é marcado pela campanha Agosto
Dia dos Pais: Uma Celebração que Transcende Fronteiras e Culturas Quer 2h de cortesia? Preencha nossa pesquisa! O Dia dos Pais é uma data dedicada
Destinado a profissionais que buscam um espaço de trabalho diferenciado, proporcionando o compartilhamento de valores, sinergia de ideias e networking.