logo-mono-negativo-horizontal

Artistas buscam mais liberdade, praticidade e autonomia para trabalho

Vera Beltrame, idealizadora do UniArt Studio, fala sobre futuro do empreendedorismo na área artística

Proporcionar espaços compartilhados para artistas se expressarem e produzirem sua arte com liberdade e autonomia. Esse sempre foi o principal objetivo e propósito do UniArt Studio Coworking, o primeiro coworking para artistas do Brasil. Fundado por Vera Beltrame, que uniu toda a expertise que tinha no segmento de beleza, como sócia do marido empreendedor e artista Nino Garcia, para adaptar o conceito de coworking tradicional de escritórios, que já existia, a um ramo que ela já conhecia, da beleza.

O espaço foi inaugurado em 2019, antes da pandemia e ainda era um conceito novo, em que muitos não entendiam ou duvidavam. Com a pandemia da Covid-19, a procura começou a aumentar e o UniArt passou a receber também profissionais que tiveram que fechar seu negócio ou que começaram a trabalhar em domicílio, mas queriam um espaço para atender os clientes de forma personalizada. O mercado se abriu para novos formatos de trabalho e o formato híbrido passou a ser um legado para todas as áreas, inclusive a dos artistas.

Agora, a área artística passa por novas mudanças comportamentais. A busca por mais liberdade, praticidade e autonomia permanece entre os artistas, mas os clientes são diferentes, buscando novidades, segurança e humanização, como falamos neste outro artigo do nosso blog. Para comentar um pouco sobre o assunto, Vera Beltrame, idealizadora e fundadora do UniArt Studio Coworking, concede uma entrevista exclusiva, confira:

Para você, qual é o conceito de coworking? Qual é o seu conceito de coworking?

Vera Beltrame: Para mim coworking é um espaço compartilhado de trabalho, que oferece toda estrutura necessária, que gera sinergia e networking entre quem utiliza o espaço. O UniArt é um coworking especialmente voltado para os artistas das áreas da beleza, estética e tatuagem, no conceito pay-per-use, onde o profissional paga apenas pelo tempo que utilizar, sem  custo fixo e sem burocracia.

 

Além de inovar em ser um coworking para artistas, como você busca inovar no dia-a-dia da empresa?

Vera: Procuro estar sempre atenta às necessidades, buscando trazer praticidade e benefícios aos artistas que utilizam o espaço, como lockers para guarda de material, mini market para lanches rápidos, parcerias com fornecedores de produtos e serviços com desconto, oferecendo horários flexíveis e mais estendidos para atender aquele artista que está em transição de carreira também, entre outros.

 

Como é sua relação com a arte, no geral, e com os artistas que escolhem o UniArt?

Vera: Adoro arte e tenho muito respeito pelos artistas que tomam a decisão de viver de sua arte. Tenho imenso prazer em receber cada artista que atende no UniArt e conhecer um pouco da sua história, geralmente histórias de superação, inspiradoras!

 

Quais são os pontos positivos e os negativos de se trabalhar com arte e com artistas?

Vera: Os pontos são muitos mais positivos que negativos, cada dia ter contato e conviver com pessoas e histórias incríveis me motiva a cada dia. Talvez algum ponto negativo seja não poder abranger todos os artistas, infelizmente nem todos que procuram nosso espaço, conseguem valorizar sua arte, pois focam só em preço, não se diferenciam em suas áreas de atuação e não conseguem atrair um público qualificado. 

 

Qual conselho você daria para quem quer empreender na área artística?

Vera: Meu conselho inicial seria: trabalhar com a alma e o coração, na área que “ame” atuar, não objetivando apenas o resultado financeiro, e sim, a realização pessoal e profissional, mas sabendo que terá que trabalhar duro, ter foco e ser persistente. Depois de escolhido a área, sugiro que se capacite para ser um especialista na parte técnica, mas não se esqueça de dar muita atenção ao atendimento ao seu cliente, de forma humanizada.

 

O que é arte para você? Como você enxerga a arte na sua vida?

Vera: Arte para mim é qualquer trabalho feito de forma manual, com as próprias mãos. Na minha vida procuro incluir, sempre que possível a arte no meu cotidiano e no UniArt a arte está em cada cantinho, assinada por artistas que aqui atendem ou que já passaram por aqui.

 

Como você chegou no UniArt do jeito que ele é hoje?

Vera: Foram muitas pesquisas, estudos, planejamento, estratégias e ações para divulgar o conceito inovador até a validação do conceito na pandemia, onde já tínhamos o que os profissionais e clientes buscavam: espaços mobiliados privativos e seguros.

 

Como você enxerga o futuro do coworking para artistas? 

Vera: Acredito que esse modelo é o futuro, por proporcionar praticidade, liberdade, autonomia, qualidade de vida e resultados financeiros mais satisfatório aos artistas, que podem escolher atender em várias regiões na cidade que atua e também em outras localidades do Brasil, valorizando assim a sua arte e aumentando sua rede de contatos.

Gostou? Compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp

Posts Recentes

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp
Rolar para cima