logo-mono-negativo-horizontal

5 dicas para saber se você tem o empreendedorismo na veia

De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2021, o número de empreendedores no Brasil cresceu 1.2 ponto percentual com relação a 2020. Dessa forma, o país se tornou o sétimo no ranking mundial com maior número de empreendedores.

Seja por necessidade ou para satisfazer um desejo pessoal, é fato que nós estamos empreendendo cada vez mais. E, ao contrário do que muitos pensam, empreender não é só abrir um CNPJ e fazer seu trabalho de forma autônoma. É preciso treinar, estudar continuamente e ter algumas resistências a riscos, a pessoas, a mudanças…. Por isso, você já se perguntou se tem o empreendedorismo na veia?

Seja qual for sua resposta, separamos cinco dicas para você ter certeza se o empreendedorismo é para você ou se você precisa ainda afinar algumas habilidades, veja só:

1) Conheça os cursos oferecidos pelo Sebrae na sua cidade

O Sebrae é o órgão que é o melhor amigo do empreendedor, principalmente dos menores e daqueles que estão iniciando. Além da prestação de diversos serviços e consultorias, o Sebrae oferece no Brasil todo cursos profissionalizantes para diversos temas que um empresário precisa dominar, como gestão de caixa, gestão de pessoas, liderança e muitos outros. 

Muitas vezes pensamos que só precisamos saber sobre a área de atuação do nosso negócio, mas o empreendedor precisa de um leque bem grande de conhecimentos. Se é um cabeleireiro, por exemplo, não adianta dominar todas as técnicas capilares se não souber gerir sua agenda, tratar bem os clientes e fazer orçamentos financeiros.

2) Trabalhe em um coworking para colocar suas habilidades em prática

É o sonho de qualquer empreendedor se tornar um empresário de sucesso, com um endereço comercial com cada detalhe pensado especificamente de acordo com seu gosto. No entanto, antes de fazer um grande investimento em locações e reformas, trabalhar em um coworking como o UniArt pode ser uma boa maneira de colocar as habilidades em prática, garantir a clientela fiel e ainda juntar um pouco mais de caixa para novos investimentos no futuro. 

É comum o empreendedor pensar que está sozinho no início de sua carreira, já que ele é o patrão e também o empregado no início, mas os coworkings apareceram justamente para desmistificar essa ideia e servir de escada para o começo de uma carreira de bastante sucesso.

3) Pratique o desenvolvimento pessoal contínuo

Um empreendedor precisa estar em constante desenvolvimento. Se você gosta de se atualizar, de estudar novos assuntos e de estar sempre em evidência, talvez o empreendedorismo seja perfeito para você. Já ouviu aquele ditado de que é “o olho do dono que engorda o gado”? Ele se aplica exatamente ao empreendedorismo, já que o sucesso do negócio depende do empenho do empresário, da sua qualificação profissional e pessoal contínua. 

Além de cursos, como citamos no primeiro item, um empreendedor deve cogitar acompanhar seu desenvolvimento pessoal com profissionais como psicólogos, psicanalistas e coaches. 

4) Veja se você consegue lidar com pessoas diariamente

Negócios são feitos por pessoas. Por isso, o empreendedor terá que lidar diariamente com os mais variados tipos de clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo, apenas curiosos que desejam saber sobre o seu negócio (que podem ou não se tornarem clientes). 

Saber lidar com as diferenças e particularidades do ser humano, sem nenhum tipo de preconceito, é primordial para o empreendedor atingir o sucesso que tanto deseja. E cá entre nós, nem sempre as pessoas serão tão cordiais conosco assim como somos com elas. A diferença nesse ponto é se conhecer, como citamos no item 3, e saber que a forma como você se porta com as outras pessoas é a forma como o seu negócio é visto externamente.

5) Entenda sua resistência a riscos e mudanças

Poucas coisas mudam tanto na vida quanto o empreendedor. É preciso estar sempre preparado para lidar com possíveis contratempos, mudanças, riscos, perdas e ganhos. Entre os investimentos que existem, investir em si mesmo e no próprio negócio é o investimento mais arriscado que existe, mas também, o que é melhor remunerado. 

Um empreendedor de ponta precisa aprender a conviver com riscos, ter segurança no momento em que as mudanças chegarem e saber como conduzir o barco em segurança até a costa, seja sendo seu único funcionário, seja com uma equipe maior. 

No fim das contas, mesmo que você ainda não tenha todos os itens do empreendedorismo na veia, mas quer empreender e estar a frente do próprio negócio, aqui vai uma boa notícia: é tudo prática e desenvolvimento. Um empreendedor não nasce sabendo empreender, ele pratica, acerta, erra, erra de novo e por fim, aprende. A evolução não é sempre linear por isso, invista no seu sonho e conte sempre com o UniArt Studio Coworking para te ajudar nesse primeiro degrau da sua carreira de sucesso!

Gostou? Compartilhe este post

Share on facebook
Share on whatsapp

Posts Recentes

Precisa de ajuda?
Enviar pelo WhatsApp
Rolar para cima